quarta-feira, 15 de agosto de 2018


Projeto de Extensão Revista Eletrônica “Polar(idades)”
(MODELO)



Bay Cláudio Melo


1 – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 - Título: Projeto de Extensão Revista Eletrônica “Polar(idades)”.

1.2 - Palavras-Chaves: revista eletrônica, publicação, infância, velhice.

1.3 – Vinculação Institucional: Instituto Virtual Polar(idades)

1.4. Coordenação:
Coordenador Editor Técnico:
Coordenadores Avaliadores ou Pareceristas:


2 - APRESENTAÇÃO

A revista eletrônica do Instituto Virtual Polar(idades) faz parte do processo de sistematização das informações do referido instituto. Este processo teve início com o Site Polar(idades), em seguida com o Blog Hoje Vou Falar Sobre...,  e a revista eletrônica fechará este processo que muito significará para a memória histórica do nosso instituto. Esta revista eletrônica será voltada para a publicação e divulgação de produções científicas de artigos e resenhas de livros, a fim de estimular as expressões científicas nas áreas da pequena infância e velhice, provenientes dos desdobramentos de eventos científicos, pesquisas e práticas realizadas na área da infância pequena e velhice. Haverá espaços para publicações de produções de pesquisadores convidados com prerrogativas intergeracionais.

A revista “Polar(idades)” busca ser instrumento de aprimoramento e de divulgação de trabalhos e experiências que costumam permanecer circunscritos às exigências das rotinas burocráticas de nossa instituição. Com isso, pretendemos contribuir com a interlocução científica entre os profissionais e participantes de nossas oficinas.


2 - JUSTIFICATIVA

A produção de uma revista eletrônica vinculada ao Instituto Polar(idades) propiciará uma maior divulgação e socialização da produção técnica e científica de temas relacionados à primeira infância e a velhice. Presumimos que tal experiência é uma excelente estratégia utilizada atualmente para divulgação de produções técnicas e científicas e tem se mostrado um intenso interesse em diversas áreas do conhecimento.

Dessa forma, a revista pretende estimular a reflexão dos leitores sobre os segmentos etários que constituem o que denominamos de idades polares da existência social, além de proporcionar a estimulação de produção científica de forma livre e gratuita. Funcionará como laboratório para desenvolvimento de habilidades e conhecimentos práticos de edição e difusão de produções científicas.

Ao ampliarmos os meios de divulgação e acesso aos resultados das pesquisas e práticas na área da infância e velhice e, da reflexão do interior do nosso instituto reforçaremos outra exigência própria à produção do conhecimento, o acesso e apropriação da mesmo por maior número possível de leitores (sujeitos).

A internet vem influenciando a prática profissional em várias áreas no mercado laboral contemporâneo. Portanto este trabalho tem como objetivo mostrar o quanto a internet é eficaz enquanto instrumento de trabalho de diversas áreas do saber. Sabemos que diversos profissionais trabalham com a sistematização de informações. Portanto, no decorrer de suas tarefas diárias os esses se deparam com a necessidade de:
  • Fazer anotações e produzir relatórios;
  • Construir inúmeros arquivos;
  • Registrar casos;
  • Dar diagnósticos;
  • Atualizar conhecimentos teóricos decorrentes de pesquisas;
  • Criar e integrar redes sociais e etc.



Seja qual for a profissão que não utilizar a internet como instrumento de trabalho, com certeza não atingirá todas as possibilidades de êxitos no gerenciamento de informações. Esse fato é inegável.

É de extrema importância a modernização da prática profissional de qualquer profissional em relação ao uso da internet. Apesar de algumas profissões serem consideradas singulares e diversas em relação as suas práticas, alguns profissionais desta área desconhecem ou menosprezam a potencialidade da internet. Por outro lado, muitos profissionais moram distantes dos centros formadores e a internet poderia subsidiar suas práticas levando novas informações e auxiliando-os na capacitação e formação em serviço.

Para tanto, não é importante saber somente que existe a internet ou saber acessá-la, e sim saber que os profissionais dessas profissões poderão usar a internet como instrumento de trabalho de forma criativa, percebendo sempre os avanços que a mesma oferece.

Sabemos que a internet pode ser útil aos profissionais que trabalham em:

Clínicas que registram uma diversidade de informações e desejam colaborar na compreensão, gerenciamento e tratamento dos seus usuários;
Em empresas que precisam de informações concretas sobre redes sociais;
Em ONG’s que precisam de planejamento, relatórios e avaliações de seus projetos;
Com pesquisadores que procuram ter acesso a pesquisas e análises sobre a realidade. Entre muitos outros.

Portanto, o uso da informática e da internet podem e devem fazer parte da instrumentalidade utilizada por quem quer que seja.

A internet pode ser aplicada de forma eficiente e eficaz na captação e divulgação dos trabalhos de qualquer profissão, no intuito de selecionar, informar, promover, dirigir e relatar de forma criativa a execução do fazer profissional.

A sistematização da prática “online” é uma prática que está sempre disponível para receber ou dar informações sistematizadas, isto é, implanta, extrai e reimplanta informações de informações, fornece indícios de assuntos, e destaca itens, facilitando a comunicação inter e multidisciplinar.

Portanto, o profissional moderno para conseguir alcançar sua potencialidade profissional na atualidade, deve realizar uma avaliação das metodologias de manejar e gerenciar informações. É necessário que os profissionais em seus campos de atuação desejem aprender os métodos modernos de gerenciamento de informações, adotando tecnologias e assumindo responsabilidades em relação aos rumos profissionais diante dos avanços tecnológicos na área de sistemas da computação, aplicando-os na prática profissional, de forma criativa.

A revista eletrônica que estamos propondo visa tornar fácil e atraente a leitura dos artigos, resenhas, relatórios, e etc que comporão a linha editorial das publicações. Acreditamos que, com isso, estaremos oferecendo aos nossos futuros leitores uma publicação eletrônica ágil, com uma visão crítica, propositiva, clara, objetiva e concreta sobre a realidade da sociedade.

Pretendemos estimular com esta iniciativa, o debate sobre o papel que cabe às políticas públicas e, aos espaços públicos no desenvolvimento dos projetos, ações, programas e leis voltados para a infância e velhice.

Sendo assim, a revista eletrônica “Polar(idades)” poderá ser um veículo com capacidade de divulgar e socializar os estudos e experiências que estão acontecendo nas áreas infância/velhice. Além de treinar e capacitar profissionais para utilizarem as várias formas da internet em seu cotidiano profissional.


3 - OBJETIVOS

3.1 - Objetivo Geral:

Organizar uma revista eletrônica vinculada ao Instituto Virtual Polar(idades) como instrumento de divulgação de produções científicas baseadas a partir de pesquisas e práticas cotidianas. Este projeto pretende simultaneamente realizar eventos científicos e cursos de extensão sobre temáticas norteadoras das edições, estendendo-se a outros projetos de diversas esferas.

3.2 - Objetivos Específicos:
  • Atualizar e capacitar profissionais de diversas áreas do saber, estimulando-os a serem criativos e propositivos, articulando a dimensão ética, técnico-operativa das práticas cotidianas desenvolvidas no âmbito dos projetos profissionais;
  • Construir redes intersetoriais de discussão na área da infância à velhice de interesse de várias áreas do saber;
  • Difundir o conhecimento produzido no instituto;
  • Assegurar mecanismo de publicação para profissionais em veículo com qualidade no meio profissional;
  • Favorecer a interlocução científica entre o instituto e outras instituições.



4 – METAS

l  Construir para a revista eletrônica um site;
l  Realização de edições eletrônicas semestrais, e edições especiais.
l  Realização de dois eventos anuais sobre os temas abordados nas edições, a fim de reunir as discussões em apresentações orais.


5 - METODOLOGIA

A revista eletrônica será publicada semestralmente via online, que contará com uma série de pré-requisitos que antecederão suas publicações.
  1. Divulgação através da internet a fim de estimular o acesso a cada publicação; pelo site oficial do Instituto “Virtual Polar(idades)” e, pelo blog “Hoje Vou Escrever Sobre...”
  2. Composição de um Corpo Editorial formado por: Coordenador Editor Técnico e Coordenadores Avaliadores;
  3. Definição de normas de publicação para artigos e resenhas de livros, etc.
  4. Definição de temática para a edição de lançamento e posteriores publicações.
  5. Envio dos pareceres finais do Corpo Editorial para a edição dos materiais.

Valorizaremos todos os tipos e formas de produção científica. Publicaremos diferentes materiais como artigos, resumos, resenhas, relatos de pesquisas, entre outros. As edições terão como referência os temas que norteiam os universos da infância e da velhice, mas estará aberta a outras áreas de estudo correlacionado-as com as temáticas proposta pelo corpo editorial, ampliando assim as discussões de profissionais de diversas áreas do saber. A política de aceite para publicação será definida por critérios de acordo com a temática da edição da revista, baseando-se principalmente em originalidade e adequação às normas de publicação (em anexo).


6 - PÚBLICO-ALVO

A revista eletrônica terá como foco trabalhos produzidos por profissionais de diversas áreas do saber, além de leitores que acessarem a revista pela internet.


7 - RECURSOS HUMANOS

Composição de um Corpo Editorial formado por:
Coordenador Editor Técnico
Coordenadores Avaliadores
Profissional de Apoio Técnico.


8 – RECURSOS MATERIAIS

A revista eletrônica “Polar(idades)” será desenvolvida nas dependências do próprio instituto utilizando-se computadores, laptops, material de escritório, etc, do mesmo.


9 – AVALIAÇÃO

A avaliação será vista como um processo permanente. Será realizada por meio de reuniões periódicas.


11 – PLANO DE TRABALHO
  • Coordenar a produção da revista eletrônica;
  • Criar a logomarca da revista eletrônica;
  • Construir site para hospedagem da revista eletrônica;
  • Elaborar a capa da revista eletrônica;
  • Elaborar ficha catalográfica;
  • Elaborar estrutura (sessões) da revista eletrônica,
  • Elaborar estatuto da revista eletrônica;
  • Elaborar normas de publicação da revista eletrônica;
  • Coordenar reuniões de trabalhos referentes aos assuntos da revista eletrônica;
  • Supervisionar estagiário/bolsista exclusivo do projeto de extensão;
  • Planejar os eventos (roda de conversa e ciclo de debates) ligados à revista eletrônica;
  • Contactar o IBICT para pleitear o ISSN da revista eletrônica;
  • Sistematizar todas as ações relacionadas à implantação e implementação da revista eletrônica;
  • Participar das reuniões de trabalho e de pesquisa.



10 - CRONOGRAMA

Atividades
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Coordenar a produção da “Revista Eletrônica”. Construir site de hospedagem, capa da revista, logo, estrutura, etc.
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X
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Lançamento. Será um número Especial, para podermos pedir o ISSN da mesma.



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Início da produção do 1º número.




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Lançamento do 1º número.





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Início da produção do 2º Número.






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Realização da “1ª Roda de Conversa” com intuito de estarmos debatendo publicamente os assuntos abordados no 1º número.







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Continuação da produção do 2º número.








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Lançamento do 2º Número da revista.









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Realização de um ciclo de debates envolvendo todos os autores com publicações no 2º número. Evento comemorativo do 1º aniversário da revista.










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Relatório e avaliação final











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12 – BIBLIOGRAFIA


VASCONCELOS, ANA MARIA DE. Relação teoria/prática: o processo de assessoria/consultoria
e o Serviço Social.Revista Serviço Social e Sociedade. Nº 56. Cortez Ed.

CHAUÍ, MARILENA DE SOUZA. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas,
São Paulo, 2003, Cortez Editora, 10ª edição.

FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 6ª Edição. Editora Cortez,
2001.

FRANCISCO, Elaine Marlova Venzon. O Processo de Reestruturação Produtiva e as Demandas
para o Serviço Social. Em Pauta - Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Nº 10. 1997.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação
Profissional. 11ª Edição. Editora Cortez. 1998.

MONTAÑO, Carlos. Terceiro Setor e Questão Social: crítica ao padrão emergente de intervenção
social.4ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. - São Paulo: Perspectiva, 2008. 21. ed. - (Estudos; 85).









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